Recomendações Musicais: Hideto Matsumoto

Recomendações Musicais: Hideto Matsumoto

Hideto Matsumoto, ou simplesmente Hide, é um dos meus artistas japoneses favoritos. Dessa forma, decidi usar principalmente as suas respectivas imagens como um dos principais ícones na Universo Japanese Music por um bom tempo. Atualmente, usamos um novo mascote: Kojiro, criado pela artista Yuka – que também participa ativamente aqui no blog e lá no Facebook. Que tal um breve biografia sobre o artista? Eu juro solenemente deixar a matéria repleta músicas dele!

Quem foi Hideto Matsumoto

Hideto Matsumoto nasceu em 13 de dezembro de 1964 e foi um músico, compositor e produtor musical japonês. Foi guitarrista da banda de heavy metal X Japan desde 1987 e começou sua carreira solo em 1993. Também formou o supergrupo de rock Zilch em 1996. Infelizmente, ele faleceu em 1998, então nem aproveitou muito sua carreira solo ou o supergrupo. Inicialmente, acreditaram que foi suicídio, mas simplesmente encerraram o caso e deixaram como “inconclusivo”. A hipótese de suicídio é graças a teoria que o artista sofria de depressão, doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa.

Ele foi bastante popular e influente tanto em sua carreira solo quanto enquanto membro do X Japan. Sua influência foi tamanha que ele chegou a receber créditos por ser um dos fundadores do movimento japonês visual kei. Ele também era visto como um ícone para a juventude japonesa a se ​​rebelar contra a sociedade conformista do seu país.

X Japan (1987-1997)

Com o fim do Saver Tiger, seu projeto anterior, Hide estava prestes a desistir de sua carreira musical, mas graças a insistência de Yoshiki, ele juntou-se a banda X-Japan. Certamente, uma boa decisão, considerando o sucesso mundial da banda que permanece até os dias atuais! Com Yoshiki, Toshi, Pata e Taiji, a formação clássica do X estava estabelecida. Dessa forma, a banda icônica lançou seu primeiro álbum Vanishing Vision através da Extasy Records do baterista Yoshiki em 14 de abril de 1988, e fez turnês extensivas em apoio ao disco. Se tornaram uma das primeiras bandas independentes do Japão a alcançar sucesso mainstream e entrar para os rankings oficiais. Além disso, até hoje a banda recebe seus respectivos créditos como um dos pioneiros do movimento visual kei.

Infelizmente, a banda teve seu fim. Yoshiki tinha projetos para retomar a banda, mas muitas vezes se sentia impedido – a morte de Hideto o desanimou bastante.

O ícone na Universo Japanese Music era Hideto Matsumoto

Em primeiro lugar, é válido comentarmos que Visual Kei é um dos gêneros japoneses mais atraentes e foi o que inspirou o início da Universo Japanese Music. Originalmente, começou como uma página no Facebook chamada Universo J-Rock, mais como uma brincadeira de fãs e, agora, tornou-se algo muito maior. O blog e as redes sociais tem um proposito: a gente visa apoiar a música japonesa e todos os tipos de artistas audiovisuais independentes.

Acredito que todos os membros que colaboram com a Universo Japanese Music atualmente – ou já colaboraram no passado – são fãs de minimamente 1 banda de Visual Kei. E considerando a importância de X-Japan, uma das bandas pioneiras do gênero, e todo o meu afeto particular pelo Hide, ele acabou virando o principal ícone do projeto. Recentemente, renovamos todo o visual, trazendo uma identidade visual própria criada pela artista Yuka!

━─━─━─━─━─━─━

▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃

━─━─━─━─━─━─━─━─━

Acompanhe as redes sociais e o portal da Universo Japanese Music para sempre estar por dentro de novidades!

Deixe um comentário