Biografia: Phantasmagoria, ícone do Kote-Kei

Phantasmagoria foi a “última banda” de KISAKI, fundador das gravadoras Matina e UNDER CODE PRODUCTION, antes de sua aposentadoria em agosto de 2007. Formada em novembro de 2004, Phantasmagoria rapidamente se destacou na cena visual kei com o lançamento de seu primeiro single, “Material Pain”, na revista “Shoxx” em 21 de dezembro do mesmo ano. No dia seguinte, a banda lançou seu primeiro maxi-single, “Moonlight Revival”.

A ascensão meteórica da banda ficou evidente quando, apenas um mês após sua formação, a Phantasmagoria foi destaque na capa da renomada revista de visual kei, “Cure”. Isso consolidou sua posição como uma das bandas indies de crescimento mais rápido da época.

Phantasmagoria como capa da revista cure
Phantasmagoria como capa da revista Cure

Um curioso apelido surgiu para a banda através de Rame, baixista do Vidoll, que começou a se referir ao grupo como “Mago”. O termo, que é uma adaptação de “Phantas-mago-ria” e significa “netos” em japonês, foi rapidamente adotado pelos fãs.

Phantasmagoria também marcou presença no cenário internacional ao realizar seus primeiros shows nos Estados Unidos em 21 e 22 de outubro de 2005, durante a Oni-con em Houston, Texas. Posteriormente, a banda fez seu primeiro show solo no Japão em 26 de março.

Em 23 de fevereiro de 2007, Phantasmagoria enfrentou uma reviravolta significativa com a saída do guitarrista Iori e do baterista Matoi. Iori deixou a banda alegando desconforto com o tamanho do grupo, enquanto Matoi inicialmente citou uma lesão no pé como razão para sua saída. No entanto, em entrevistas realizadas em inglês, KISAKI revelou que Matoi também compartilhava do desconforto com o formato da banda.

Em 5 de abril de 2007, KISAKI anunciou sua aposentadoria, o que levou ao retorno de Iori e Matoi à banda. Apesar do retorno, a banda estava prestes a “selar” suas atividades. Este anúncio foi seguido por um programa de rádio ao vivo em 8 de abril, no qual foram revelados a primeira e última viagem de fãs da banda, além da turnê final e da turnê de despedida de um só homem. KISAKI afirmou ter se “aposentado oficialmente” da cena visual kei em 31 de agosto de 2007, embora continuasse a gerenciar sua gravadora e a produzir música.

A última apresentação ao vivo de Phantasmagoria ocorreu em 3 de maio de 2008, durante o Hide Memorial Summit.

Durante o show de Ano Novo de 2010 da UNDER CODE PRODUCTION, Phantasmagoria foi revivido para uma performance especial. Com o retorno, a banda lançou um mini-álbum e um single contendo músicas que haviam sido escritas enquanto estavam ativos, mas nunca lançadas. O EP, intitulado “Seeds of Brain”, incluía quatro novas faixas, enquanto o single “Diamond Dust” trazia a faixa-título e uma versão instrumental.

Em uma entrevista para a revista Shoxx, KISAKI comentou: “Embora essas músicas tenham sido criadas há algum tempo, nunca as lançamos. Incluímos essas faixas para os fãs hardcore que desejam ouvir toda a nossa discografia. Este é nosso último lançamento; embora eu não tenha certeza se isso soa convincente [sorri]. Mas desta vez é realmente o fim.”

Em 5 de abril de 2010, Phantasmagoria fez seu último show oficial. No dia seguinte, KISAKI anunciou sua nova banda, 凛 -the end of corruption world-, sinalizando o fim da aposentadoria anunciada anteriormente. Apesar das críticas recebidas, KISAKI retornou à cena musical e, até o momento, seu último lançamento é uma coletânea de músicas inéditas intitulada “Actuality”, que foi lançada em duas versões em 16 de junho de 2010.

Riku também teve uma passagem marcante com a banda Chariots, que contava com membros dos grupos Pashya, Pumpkin Head e Jaguar. Durante sua ativa, Chariots lançou 10 singles, vários lançamentos em compilação, dois extended plays e um álbum de coleção completo, disponível em duas versões. No entanto, o status atual da banda é considerado inativo, uma vez que todos os membros, exceto Riku, saíram do grupo. Embora haja especulações de que Chariots possa ser usado como um projeto solo de Riku, nenhum novo material foi lançado desde então. Em 2010, Riku, juntamente com o baterista e um dos guitarristas do Chariots, uniu-se ao grupo 凛.

Jun, por sua vez, lançou um projeto solo chamado “attic”, no qual ele canta e compõe suas próprias músicas. Atualmente, Jun e Iori estão colaborando em uma nova banda chamada “Spiv States”, que é influenciada pelo Oshare-kei.

Matoi, após sua saída do Phantasmagoria, se juntou à banda JILL CHRIST. O grupo lançou seu primeiro single, “Chrism…Code46358”, em 18 de abril de 2008, mas não lançou nenhum novo material desde então.

━─━─━─━─━─━─━─━─━

▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃

━─━─━─━─━─━─━─━─━

Acompanhe as redes sociais e o portal da Universo Japanese Music para sempre estar por dentro de novidades!

Deixe um comentário