Coletiva de Imprensa AF25: Nami Tamaki

A equipe da Universo Japanese Music esteve presente na coletiva de imprensa no Anime Friends 2025. Ocorreu uma entrevista com a cantora Nami Tamaki. Confira abaixo!


Imprensa: Você iniciou a sua carreira com 14 anos de idade. Qual foi o maior momento de aprendizagem na sua vida? 

Tamaki: Já faz 22 anos do meu debut. Como todo artista, há momentos de “onda” de altos e baixos. Mas meu maior desafio foi participar de um musical e percebi que a forma de cantar em musical é muito diferente de apresentar em show.


Imprensa:  Você conhecia a série “Gundam” antes de performar as músicas para “Gundam Seed”?

Tamaki: Gosto muito de Gundam. Quando fui convidada para as músicas temas de “Gundam Seed”, eu já estava acompanhando a série. Esse convite foi uma surpresa pra mim, pensei “Nossa, já estou acompanhando o anime e vou cantar a música tema? Uau!”. Foi uma surpresa agradável. O Gundam que eu mais gosto é o G-Gundam.


Imprensa: Você está a bastante tempo na indústria do j-pop. O que mudou para você ao longo desses anos?

Tamaki: Em todo esse tempo de carreira, eu ultimamente tenho feito mais obras que se aproximem do início da carreira.


Imprensa: Como foi o convite para fazer a 3ª abertura do anime D. Gray-man? Você já conhecia o mangá ou o anime antes desse convite?

Tamaki: Eu amo muito esse anime, eu li o mangá também. Eu quis fazer um estilo de música diferente do que fiz em Gundam Seed, um estilo mais “rock” que encaixasse com o mundo do anime. O videoclip dessa música é bem diferente também, gravamos em um lugar em ruínas e desértico. Acho que essa faixa se encaixa bem ao universo do anime de D. Gray-man. Até o momento, é uma das músicas que gosto muito, está no meu Top 5. Foi um estilo diferente do que eu já havia feito.   


Imprensa: Você fez cover de “Storm”, da banda Luna Sea. Você tem influências de bandas e artista visual kei na sua carreira?

Tamaki: Eu gosto muito de Luna Sea. Minha mãe ouvia a banda quando eu ainda era criança. Quando tive a oportunidade de gravar uma música, já escolhi essa faixa “quero cantar ‘Storm’”!


Imprensa: Das suas músicas que são tema de anime, qual a sua favorita?

Tamaki: Ah difícil… eu gosto de todas, mas é difícil tentar definir qual é meu Top 1.
Todo ano muda qual música eu mais gosto. E depende muito de como eu estou no momento, a música acaba vindo pelo o sentimento.


Imprensa: Como foi dar uma nova identidade à música “BEYOND THE TIME ~Möbius no Sora wo Koete”, de TM Network (música tema de Gundam: Char’s Counterattack)?

Tamaki: “Beyond the Time” também é um cover, mas quanto a essa música, tentei ao máximo manter a identidade dela, valorizando a faixa como ela é. Criei uma forma de continuar a sua essência com um toque “dançante” que combinasse com a música original.


Imprensa: Como foi receber o convite para fazer a música tema de Ultraman Z (Zetta)?

Tamaki: Gosto muito da série Ultraman, acompanho desde criança. No processo de criação, tentei transmitir algo direto, já que o público alvo maior é voltado para crianças.


Imprensa: Quais artistas te inspiraram a ser o que é hoje?

Tamaki: É muito difícil lembrar quem me inspirou, são muitos anos de carreira. Foram muitos encontros e isso que formou a própria Nami Tamaki, não apenas artistas do meu convívio, mas meus fãs, staffs, managers… tudo isso é uma inspiração para ser quem eu sou hoje. Apesar de ter o meu nome “Nami Tamaki”, penso o meu nome como um time, “Time Tamaki”. Essa é a estrutura do que eu sou hoje!


Observação: a entrevista não é uma tradução literal do que o artista fala, o intérprete adapta para facilitar a comunicação do artista para a imprensa. As perguntas também foram adaptadas para serem objetivas com as respostas.

Interprete/Tradução: Erica Yukimi, Laura Yuki Tanowe Morel Aguiar
Fotos e vídeo: Aline Cacko
Edição de vídeo: Kubo Bakuhatsu


Foto: Aline Cacko

Sobre Nami Tamaki

Nami Tamaki é uma cantora e atriz japonesa. Tamaki iniciou sua jornada como artista após uma seleção em um concurso da Sony Music Japan. Começou a carreira em 2001 e lançou vários álbuns e singles, muitos deles usados como trilhas sonoras para animes. Conhecida por ser a voz dos temas como Mobile Suit Gundam SEED e D.Gray-man


Acompanhe as redes sociais e o portal da Universo Japanese Music para sempre estar por dentro de novidades!

Deixe um comentário