Coletiva de Imprensa AF25: NIGHTMARE

A equipe da Universo Japanese Music esteve presente na coletiva de imprensa no Anime Friends 2025. Ocorreu uma entrevista com a banda visual kei NIGHTMARE. Confira abaixo!


Imprensa: Qual foi o processo criativo nas músicas tema de Death Note?

Sakito: Eu era muito fã de Death Note, mesmo antes de fazer as músicas para o anime. Então tentei fazer com que a música tivesse tudo haver com o mangá.


Imprensa: Sobre a regravação de “Jishou (Shounen Terrorist)”, no álbum GIANIZM, houve algumas alterações da versão original. Como foi o processo criativo para essa nova versão? 

Sakito: Tentei prestar mais atenção na parte da “agressividade”, da força que o som tem, produzindo a faixa com sons mais novos.


Imprensa: A banda está comemorando 25 anos de carreira. Como é que vocês veem a evolução do grupo até o momento?

Yomi: 25 anos, né? Acho que melhoramos muito tanto nas gravações em estúdio, composição sonora e as técnicas instrumentais melhorou nesses últimos anos. Eu acho que com os 25 anos (de banda), agora estamos na melhor fase.


Imprensa: Qual o conceito e origem do GIANIZM?

Ruka: Existe um famoso anime infantil japonês (Doraemon). O conceito de GIANIZM veio inspirado em um dos personagens principais (Takeshi Gouda, conhecido como “Gian”). “As minhas coisas são as minhas coisas, e as suas coisas também são as minhas coisas”. Queríamos colocar essa essência nas músicas. 


Imprensa: Qual o sentimento de estar do outro lado do mundo?

Hitsugi: Estou muito feliz por estar vindo aqui para o Brasil. Nós sabemos que temos vários fãs aqui na América do Sul, então nós estamos muito felizes em poder tocar aqui no Brasil. E também gostaria de convidar todos vocês para vir para o Japão para nos assistir também.


Imprensa: Como foi o convite de cantar a música de abertura do anime Claymore? Já conheciam a obra anteriormente?

Sakito: Eu conhecia o mangá, tive a sensação que a obra tinha muito haver com o estilo da nossa banda. Então, assim como fizemos com as músicas de Death Note, tentamos criar faixas que se encaixasse com que é o anime.


Imprensa: Como está sendo participar do Anime Friends 2025? Tem algum lugar em São Paulo que gostariam de conhecer?

Ni~ya: Estou muito feliz e grato de participar deste evento. Um lugar de São Paulo que eu gostaria de conhecer seria um estádio de futebol.


Imprensa: Qual música vocês mais gostam de tocar nos palcos?

Yomi: Gosto mais das músicas com o tempo mais rápido, mas nesses últimos anos nós também tentando algumas músicas um pouco mais lentas, e eu gosto muito de cantar essas músicas. 


Imprensa: Quais suas influências musicais no início da carreira?

Hitsugi: No começo, nós tivemos muita influência de bandas japonesas, como X-Japan e o Luna Sea. Atualmente nós temos nossa própria originalidade e nossa própria música.


Imprensa: A maior parte do público estrangeiro conheceu Nightmare e o estilo Visual Kei através das músicas da banda em Death Note. Vocês imaginavam que as músicas tema de anime iriam abrir caminho para o mercado internacional?

Hitsugi: Já faz muito tempo desde que fizemos a abertura e encerramento de Death Note, já faz quase 20 anos, e mesmo assim as pessoas conhecem a nossa música. Nós fizemos uma turnê pela Europa nesse último ano, e nós ficamos muito felizes e muito gratos por muitas pessoas nos conhecerem fora do Japão, mesmo muito tempo depois da estreia do anime.


Imprensa: Vocês se sentem incomodados de sempre tocar “The World” e “Alumina” por vários anos ou tocar essas músicas para o público é um reconhecimento?

Yomi: As músicas de Death Note representam a banda, não me sinto incomodado com isso.


Observação: a entrevista não é uma tradução literal do que o artista fala, o intérprete adapta para facilitar a comunicação do artista para a imprensa. As perguntas também foram adaptadas para serem objetivas com as respostas.


Interprete/Tradução: Lukas Itro Hanajima
Fotos e vídeo: Aline Cacko
Edição de vídeo: Kubo Bakuhatsu (o vídeo será postado em breve)


Foto: Aline Cacko

Sobre NIGHTMARE

Nightmare é uma banda de rock japonês visual kei formada em 2000. Sua formação conta com Yomi nos vocais, o guitarrista-solista Sakito, o guitarrista-base Hitsugi, o baixista Ni~ya e o baterista Ruka. A banda possui um som variado, tendo um vocal tenor e melodias pesadas. NIGHTMARE conquistou com seu primeiro single “Believe“, do álbum Ultimate Circus. O grupo possui grandes hits temas de anime como Death Note, Claymore, Majin Tantei Nougami Neuro e Duel Masters King!


Acompanhe as redes sociais e o portal da Universo Japanese Music para sempre estar por dentro de novidades!

Deixe um comentário