Imagem de svklimkin por Pixabay
Imagem de svklimkin por Pixabay

A sutil influência da música japonesa na cultura pop ocidental

A música japonesa desempenhou um papel significativo na cultura pop ocidental ao longo das décadas. Graças ao surgimento de gêneros musicais únicos como o Visual Kei até a popularização de subculturas como a moda lolita, a música japonesa tem deixado sua marca em diferentes aspectos da cultura popular ocidental. Artistas japoneses clássicos, como Kyu Sakamoto na década de 1960, e artistas contemporâneos como Kyary Pamyu Pamyu, Perfume e Babymetal, conseguiram romper as barreiras culturais e alcançar sucesso internacional. Os fãs ocidentais vão aos seus shows, consomem seu conteúdo. Suas canções cativantes e estilos visuais únicos abriram caminho para uma apreciação mais ampla da música japonesa.

O principal ponto de entrada da música japonesa na cultura pop ocidental

Mello - Death Note

Um dos principais pontos de entrada da música japonesa na cultura pop ocidental foi através dos animes e dos jogos eletrônicos. As trilhas sonoras dos animes, muitas vezes compostas por artistas e bandas japonesas, cativaram o público ocidental e se tornaram um fenômeno à parte. Músicas como “A Cruel Angel’s Thesis” de Neon Genesis Evangelion e “Tank!” de Cowboy Bebop se tornaram icônicas e ganharam reconhecimento global.

Para ser algo mais recente, podemos até questionar a vocês, leitores: quem nunca viu algum artista brasileiro cantando uma versão das músicas temas de Dragon Ball, Pokémon e Digimon? Ainda mais que, mesmo quando alguém não teve a oportunidade de assistir animes na TV aberta, anda há a chance de ter visto alguns vídeos (e até memes) nas redes sociais. E todas estas obras citadas são produções japonesas.

Isto porque não falarei muito de Death Note, ou a empolgação aqui vai ser gigante, já que é uma das minhas obras favoritas – e uma das mais famosas do mundo. Originalmente, é uma série de mangá criada por Tsugumi Ohba e ilustrada por Takeshi Obata. Os capítulos do mangá foram publicados na revista semanal japonesa Weekly Shōnen Jump de 2003 a 2006, sendo posteriormente compilados e lançados pela editora Shueisha.

E, em um mundo que ainda não havia sido dominado pelas redes de streaming, uma adaptação para anime foi produzida pelo renomado estúdio Madhouse e dirigida por Tetsurō Araki, estreando em 2006 e fazendo um sucesso enorme. No Brasil, o anime foi dublado nos estúdios da Cinevídeo, situados no Rio de Janeiro. E, graças ao anime e suas músicas de abertura e encerramento – que contavam com as bandas Nightmare e Maximum the Hormone -, o Visual Kei e o J-Rock se popularizaram ainda mais aqui no Ocidente.

A tecnologia também desempenhou o seu papel

A internet também desempenhou um papel fundamental na disseminação da música japonesa na cultura pop ocidental. Plataformas de streaming e sites de compartilhamento de vídeos permitiram que artistas japoneses alcançassem um público global de forma mais acessível. E, claro, o fenômeno que consistiu de vários artistas ocidentais publicando os seus covers e versões também contribuiu para a popularização de músicas japonesas para um público mais amplo.

A moda e o estilo de vida também influenciaram o público ocidental

A cultura visual japonesa, incluindo a moda e o estilo de vida, também teve um impacto significativo na cultura pop ocidental. Os estilos exuberantes e ousados da moda japonesa, como o Harajuku e o Lolita, têm inspirado designers e influenciado tendências em todo o mundo. E, claro, influenciou principalmente os fãs de animes, mangás e jogos eletrônicos. Além disto, não podemos esquecer dos artistas cosplayers – embora a cultura cosplay tenha tido início nos Estados Unidos na mesma época do Japão, se popularizando graças às convenções de Star Trek e Star Wars, muitos fãs ocidentais também se caracterizam com seus personagens favoritos das produções japonesas.

Além disso, a música japonesa colaborou levemente na popularização do karaoke – um hobby comum no Japão. Outro detalhe são os festivais de música japonesa, como o “Bon Odori”, que ocorre anualmente em muitas cidades brasileiras e chama a atenção de um público extendo. Isto demonstra a crescente apreciação pela música japonesa e a vontade dos fãs ocidentais de se envolverem com essa cultura musical.

Podemos, então, concluir que música japonesa tem tido uma influência significativa na cultura pop ocidental. Seja através de trilhas sonoras de animes, artistas japoneses conquistando sucesso internacional, estilos visuais únicos ou o impacto nas indústrias dos videogames e da moda, a música japonesa tem cativado e inspirado pessoas em todo o mundo. Essa troca cultural entre o Japão e o Ocidente fortalece a diversidade e enriquece a cena musical global, provando que a música não conhece fronteiras e pode unir pessoas através da paixão compartilhada pela arte sonora.

━─━─━─━─━─━─━─━─━

▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃

━─━─━─━─━─━─━─━─━

Acompanhe as redes sociais e o portal da Universo Japanese Music para sempre estar por dentro de novidades!