© 2008 PS COMPANY - Frans van Arkel - JaME

Visual Kei: O que é o gênero musical e os principais artistas

Visual Kei é um estilo musical exclusivamente japonês que mistura vários referenciais estéticos e ritmos musicais de uma forma única, além de dividir-se entre diversas subculturas, principalmente os grupos frequentadores das ruas de Tóquio. Esse estilo foi influenciado pelas bandas J-Rock como Devil Kitty e Mar Luna. Além do Rock, Metal e Punk, muitas das músicas do Visual Kei podem incluir instrumentos de música clássica como violinos, pianos e órgãos.

Muitas vezes, o Visual Kei é resumido em um movimento entre músicos japoneses que envolve trajes elaborados, cabelos coloridos, maquiagens marcantes, penteados incomuns, performances extravagantes e uma estética andrógina. Contudo, a sua história vai muito mais além disto.

História do Visual Kei

tumblr_5c34f397123d1c461a1fd2dff3eb3d5d_99ff7e11_2048
Buck Tick em 1993

O movimento visual kei surgiu nos meados da década de 1980, tendo seu auge com o surgimento de algumas bandas como Buck-Tick, Kamaitachi e Color ainda nos anos de 1980 e se estende hoje em dia no meio musical japonês.

Foi necessário dedicação e tempo para conquistar o público japonês, já que eles são bastante reservados em alguns aspectos, mas este objetivo foi alcançado e até hoje visual kei faz parte da cultura oriental.

Bandas famosas como MALICE MIZER, Moi dix Mois, Luna Sea e Versailles foram influenciadas pelo movimento Visual Kei. Até os cantores Solos, como Gackt no início de carreira solo, aderem ao estilo com cortes de cabelos e roupas chamativas.

Em uma publicação na Amino. se é citado duas gerações que marcam a história do Visual Kei:

➢ Primeira Geração – 1980 – 2000 – Origem

tumblr_ovf3syVKw41wzvlsco1_500
| HYDE | from L’arc~en~Ciel and VAMPS

Ganhou grande popularidade entre as décadas de 1980 e 1990, essa que ficou conhecida como a primeira era do movimento. A segunda iniciou-se em 1993, com o L’Arc~en~Ciel e Malice Mizer, época em que o Visual Kei alcançou sucesso “mainstream”. Porém, ao final da década de 1990 entrou em declínio, mesmo com bandas novas como Dir En Grey a popularidade cada dia diminuía e acabou tornando-se um estilo absoleto, frequentemente associado a geração rebelde.

➢ Segunda Geração – 2001 – Presente – Neo Visual Kei

tumblr_omp650z9yE1rhm6oto1_1280
| AOI | The Gazette

Surgiu com bandas como the GazettE, Antic Cafe, Nightmare e alice nine. A diferença entre as duas gerações é que a segunda não tem um estilo direto, tendo influências da cultura japonesa e ocidental, contudo, ainda focando em uma sonoridade pesada.

Estilos

Mesmo dentro do Visual Kei, existem uma grande variedade de estilos, tais como:

Angura Kei: O termo vem de “underground kei”. São bandas que são influenciadas pela própria cultura japonesa, principalmente tradicional ou arcaica. Evitam influências estrangeiras e adotam um visual mais simples e roupas típicas japonesas, seja um quimono ou um uniforme escolar. A maquiagem geralmente é em tons de preto e branca e o principal objetivo das bandas Angura Kei é criar algo o mais japonês possível, com o mínimo de influência estrangeira. Tem sua origem no movimento cultural dos anos 60, o “Angura”.

Exemplo de banda Angura : Kagrra.

Kagrra, – Uzu

Aristocrat e Gothic Kei: Muitas vezes, também é chamado de Elegant Gothic Lolita/ Elegant Gothic Aristocrat, esse estilo puxa muito para a elegância no visual e do som. Para ter esse charme no visual, as bandas tendem a puxar da Moda Lolita, da subcultura gótica e do estilo vitoriano.

Mana-Sama

Inclusive, o guitarrista Mana-Sama, líder das bandas Malice Mizer e Moi dix Mois, é uma das principais referências no Aristocrat e Gothic Kei, assim como na moda Lolita.

Mana-Sama
MALICE MIZER – Gekka no Yasoukyoku / 月下の夜想曲 PV 

Eroguro Kei: A palavra “eroguro” é a abreviação das palavras em inglês “erotic and grotesque” (erótico e grotesco). No Eroguro Kei (EK) a maquiagem é feita para deixar o músico com aparência mais agrssiva, até mais feia ou macabra, e as roupas podem ser trajes comuns ou mais elaborados, mas com discrição bem maior do que nos estilos Elegant Gothic e Kotekote, por exemplo. O estilo é originado do movimento cultural “Eroguro Nonsense”, surgido no Japão no início do século XX.

Exemplo de banda “eroguro kei”: MUCC e L’eprica.

MUCC 『TIMER』MUSIC VIDEO

Kotekote Kei: Esse estilo possui como característica o andrógino, peculiar e obscuro. É considerado o estilo Visual Kei mais tradicional. Referência: Moda no Japão

Exemplo de banda “kotekote kei”: Dué le quartz.

Oshare Kei: Neste estilo, as bandas possuem um visual mais colorido, às vezes podendo ter até um aspecto infantil. O som também costuma ser mais leve e alegre, porém não é regra, pois algumas bandas de Oshare Kei também criam músicas mais pesadas. Referência: Moda no Japão

Exemplo de banda “oshare kei”, Antique Cafe (Ancafe).

Um estilo parecido do Oshare Kei é o Koteosa Kei como a banda L.M.C.

Existem muitos outros estilos como IRYOU KEI, NAGOYA KEI, KUROFUKU KEI, KOTEVI KEI e o SOFT VISUAL KEI. Apesar de ser um termo a princípio referente à imagem das bandas, “visual kei” refere-se também às músicas das mesmas, já que as sonoridades não se encaixam em outros padrões existentes.

Visual Kei é muito mais que um simples estilo musical. A música e a moda andam lado a lado.

Outras bandas Visual Kei

exist†trace 

exist†trace 「TRUE」

Lareine

Lareine – Metamorphose (Aristocrat e Gothic Kei)

Alice Nine

Phantasmagoria

Phantasmagoria – Glitter

Hizaki Grace Project

HIZAKI grace project – Race wish (guitar solo)

Versailles

Versailles Serenade Sub Español

Hide

Leetspeak Monsters

O Visual Kei no Ocidente

O visual kei e o J-pop são principalmente ouvidos por não asiáticos no ocidente, tendo maior popularidade entre 1990 e 2000, e que hoje em dia alcança inúmeros fãs, sendo divulgado pelos fãs na internet e em alguns casos, através de trilhas sonoras de animes.

O sucesso foi tremendo que algumas produtoras começaram a investir em shows e agências, tornando o estilo popular e atrativo.

Vou mostrar aqui os principais artistas de Visual Kei no Ocidente, incluindo aqui no Brasil.

Shoujy

A cantora italiana de Visual Kei, Shoujy, já até fez uma entrevista aqui conosco.

BatAar

BatAar é banda sueca de Visual Kei.

BatAAr – MALIGNITION

DISREIGN

DISREIGN é banda sueca de Visual Kei, formada em 2015.

DISREIGN – UNTIL THE FADE 

Yohio

Kevin Johio Lucas Rehn Eires (nascido em 12 de julho de 1995), mais conhecido por seu nome artístico Yohio (ヨヒオ, estilizado como YOHIO), é um cantor e compositor sueco atualmente ativo no Japão.

YOHIO – My Nocturnal Serenade 

Seremedy

Seremedy – NO ESCAPE

Dead Eyes

DEAD EYES é a primeira banda de rock ucraniana a escrever músicas no idioma japonês. Fundada em 2010, a banda surgiu para preencher a lacuna do cenário musical local das bandas inspiradas em Jrock e Visual Kei. Os shows de DEAD EYES atendem ao espírito original do Visual Kei combinado à criatividade e profissionalismo. Além de tocar covers de muitas bandas populares de J-Rock, eles também tocam os originais. Seus apelidos “no palco” os ajudam a manter a “aura misteriosa” que é a característica por excelência das bandas VK.

Dead Eyes (Deddo Aisu) – Fubenna Koi

Bandas brasileiras de Visual Kei

Nesse tópico, faço questão de destacar duas bandas brasileiras que representam muito bem o Visual Kei: H.Y.D.R.A e Allumina.. Ambas trazem a essência do movimento para a cena nacional, mostrando que o estilo não se limita apenas ao Japão. Claro, existem muitos outros artistas Visual Kei no Ocidente, mas se eu fosse citar todos, essa publicação ficaria gigantesca! Por isso, em breve trarei mais posts para divulgar outras bandas Visual Kei e expandir ainda mais esse universo incrível. Fiquem de olho!

Quer conhecer mais bandas brasileiras? Nós temos um Top 10: Bandas Brasileiras de Visual Kei. Além disso, temos um post aqui, que fala sobre Subzone Records: Selo Brasileiro de Visual Kei (Western Visual Kei), onde apresentamos melhor as 3 brandas brasileiras de Visual Kei eseus respectivos downloads!

H.Y.D.R.A. no Metal Fest II

━─━─━─━─━─━─━─━─━

▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃

━─━─━─━─━─━─━─━─━

Referências

  1. https://skdesu.com/voce-sabe-o-que-e-visual-kei/
  2. https://www.last.fm/pt/tag/angura-kei/artists
  3. https://pt.wikipedia.org/wiki/Visual_kei
  4. https://www.spirit-of-metal.com/pt/style/Visual_Kei
  5. https://aminoapps.com/c/otanix/page/blog/visual-kei-historia-e-subgeneros/bPLv_RntouDwPqvwKQxJj8ZB111mB2d24
  6. https://www.japaoemfoco.com/moda-no-japao-visual-kei/
  7. https://coisasdojapao.com/2016/11/visual-kei-mais-do-que-um-estilo-musical-xjapan/
  8. https://www.last.fm/pt/tag/angura-kei/artists

━─━─━─━─━─━─━─━─━

▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃▃

━─━─━─━─━─━─━─━─━

Acompanhe as redes sociais e o portal da Universo Japanese Music para sempre estar por dentro de novidades!

32 comentários sobre “Visual Kei: O que é o gênero musical e os principais artistas

Deixe um comentário